sábado, 17 de maio de 2008

Saiba mais sobre a Lei que permite a qualificação de entidades como organizações sociais aprovada no último dia 14 de Maio de 2008 em Petrolina

Nos últimos dias, a cidade de Petrolina, vem passando por uma grande polêmica gerada em torno do Projeto de Lei colocado em Votação pelo Poder Executivo na cidade, o Projeto para quem não sabe, dispõe sobre a qualificação de entidades como Organizações Sociais no âmbito do município, que visa fazer parcerias futuras com outras instituições para melhorar os serviços para a população . Com essa Lei, serão beneficiados entre outro setores, a Saúde, possiblitando com isso, a vinda do Instituto Materno-Infantil de Pernambuco – IMIP para administrar o Hospital Dom Malan e transformá-lo numa unidade de referência na assistência à saúde da mulher e da criança no município, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde. Na ocasião da votação do Projeto de lei na Câmara de Vereadores de Petrolina - Plínio Amorim no dia 14 de maio, dos 13 Vereadores, estavão presentes na Câmara 12, sendo que, o Projeto foi aprovado por 8 votos contra 3.


No dia 17 de Maio, na Jornada Acadêmica promovido pelo IBPEX,o Palestrante e Ex-ministro da Saúde, Humberto Costa falou sobre Políticas de Saúde, em que, na sua fala, foi questionado por um até então, Estudante do Curso de Medicina da UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco acerca do IMIP, seus pontos positivos e negativos em relação aos seus serviços.
Humberto foi bem claro na sua fala: "O IMIP é o único Instituto que conheço 100% SUS, já trabalhei no Instituto e conheço bem a sua qualidade, concerteza Petrolina ganhará muito com sua chegada e o Dom Malan terá muito mais qualidade nos seus serviços de Saúde."

Assim, fica a expectativa da população da Cidade e circuvizinha, já que não deve-se deixar de lembrar que o Hospital Dom Malan ao longo dos anos, só está sendo sobrecarregado pelos Pacientes advindos de outras cidades do Sertão pernambucano e até mesmo baiano, ocasionando com isso, uma inchação nos seus serviços e consequentemente, um mal atendimento.


Saiba mais sobre o IMIP...

->Fundado em 1960 por um grupo de médicos, liderados pelo seu idealizador Professor Fernando Figueira, o Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira - IMIP é uma entidade não-governamental de direito privado, sem fins lucrativos, de utilidade pública, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Voltado para o atendimento da criança e da mulher carente, o IMIP é reconhecido como uma das mais importantes instituições do País.
Centro de referência em diversas especialidades na área de saúde, o IMIP é credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro Nacional de Referência para Programas de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança, e também Centro Colaborador para o Desenvolvimento da Gestão e Assistência Hospitalar. Foi o primeiro hospital do Brasil a receber o título de "Hospital Amigo da Criança", concedido pela Organização Mundial de Saúde/UNICEF/Ministério da Saúde. Em agosto de 2004, foi um dos 18 primeiros hospitais do Brasil a receber a certificação de Hospital de Ensino, pelos Ministérios da Saúde e da Educação.
Para sua manutenção, o IMIP recebe recursos financeiros da prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), de convênios e intercâmbios técnico-científicos com entidades nacionais e internacionais e de doações captadas pela Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP.


Foto: Josélia Maria.