sexta-feira, 30 de maio de 2008

Memorial da Cultura Negra está abandonado em Alagoas

Museu foi inaugurado há apenas seis meses.
Responsáveis por Parque do Quilombo dos Palmares culpam burocracia.
Um Memorial da Cultura Negra, em Alagoas, já está abandonado apenas seis meses depois de ser inaugurado com festa e muitas promessas. Os responsáveis pelo Parque do Quilombo dos Palmares culpam a burocracia.

Em Serra da Barriga, a 80 quilômetros de Maceió, R$ 2 milhões foram investidos para criar no local o primeiro parque temático da cultura afro nas américas. O local onde ficava o núcleo do quilombo dos Palmares, foco de resistência contra a escravidão no Brasil colônia, já é ponto de peregrinação no mês de novembro, durante as comemorações da Consciência Negra.

Seis meses depois da inauguração, o memorial passa a maior parte do tempo vazio. Turistas raramente aparecem, e não é por acaso. Atá agora, nada do que foi planejado para manter uma visitação constante na Serra da Barriga começou a funcionar.

Restaurante, pavilhão de exposições, espaço para apresentações de dança e capoeira - tudo parado. Os equipamentos de som que dariam informações sobre a cultura afro em quatro idiomas já estão quebrados.

Esta semana, a Fundação Cultural Palmares, responsável pelo parque, regulamentou o funcionamento do memorial e criou um comitê para a administração. O presidente da fundação atribuiu a demora aos procedimentos exigidos pela lei.

"Nós temos que ter, primeiro, parecer técnico, depois, parecer da procuradoria jurídica. Posteriormente fazer a licitação pública. Posso assegurar, com absoluta certeza, que a partir do dia 1º de junho nós estaremos com o parque em plena atividade", disse Zulu Araújo, presidente da fundação.