tura de lavadeira, denominada pelos moradores daquela Praia de “Mulher”, e sendo cultuada pelo moradores e visitantes daquele até então lugarejo. Os moradores e visitantes, sempre levavam a escultura
, presentes e oferendas, faziam promessas e agradecimentos, criando com isso, um caráter religioso, sendo a Lavadeira, um ancestral filho do orixá Iemanjá. Eis que surgiu-se assim, a festa da lavadeira, com o intuito de que todos os moradores e amigos fossem ao encontro da lavadeira.
*Por Geisa Gabrielle
Este ano de 2008, tradicionalmente, no dia 01 de Maio, ocorreu na praia de Itapuam
a em Cabo de Santo Agostinho uma das maiores celebrações da cultura do país, reunindo cerca de 50 mil pessoas e tendo como atrações mais de 51 atrações de todo o estado de Pernambuco (cerca de 14 municípios presentes), tendo inclusive, a apresentação do Samba de Veio da Ilha do Massangano , grupo de Petrolina, que na ocasião apresentou-se em um dos palcos arrancando dos que ali estavam m
uitos aplausos.
No espaço que foi realizado a Festa, apresentavam-se nos 4 palcos ali montados simultaneamente as atrações culturais, a cada passo, podia-se contemplar a cultura nordestina, em sua mais autentica forma: Côco, Afoxé, Maracatu, não importa o ritmo, a alegria tomou conta de participantes da festa, que como manda a tradição, é sempre abençoada pela chuva e garante o divertido banho de lama dos adébitos.que ali apresentavam.
A festa, já faz parte do calendário oficial de Eventos de Pernambuco, e eu, recomendo a todos participarem desta tão encantadora festa, lotada de muita cultura popular, fé, e alegria!
Ano que vem tem mais!!!
* Geisa Gabrielle é Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco
– UPE, Coordenadora Geral da UNEGRO – Petrolina e Membro da Coordenação de Formação e Comunicação Estadual da UNEGRO – PE.