sexta-feira, 9 de maio de 2008

Festa da Lavadeira 2008

Há 21 anos surgiu na Praia do Paiva - Cabo de Santo Agostinho - PE a Festa da Lavadeira, iniciada com a chegada de uma escultura de lavadeira, denominada pelos moradores daquela Praia de “Mulher”, e sendo cultuada pelo moradores e visitantes daquele até então lugarejo.

Os moradores e visitantes, sempre levavam a escultura, presentes e oferendas, faziam promessas e agradecimentos, criando com isso, um caráter religioso, sendo a Lavadeira, um ancestral filho do orixá Iemanjá. Eis que surgiu-se assim, a festa da lavadeira, com o intuito de que todos os moradores e amigos fossem ao encontro da lavadeira.



*Por Geisa Gabrielle


Este ano de 2008, tradicionalmente, no dia 01 de Maio, ocorreu na praia de Itapuama em Cabo de Santo Agostinho uma das maiores celebrações da cultura do país, reunindo cerca de 50 mil pessoas e tendo como atrações mais de 51 atrações de todo o estado de Pernambuco (cerca de 14 municípios presentes), tendo inclusive, a apresentação do Samba de Veio da Ilha do Massangano , grupo de Petrolina, que na ocasião apresentou-se em um dos palcos arrancando dos que ali estavam muitos aplausos.

No espaço que foi realizado a Festa, apresentavam-se nos 4 palcos ali montados simultaneamente as atrações culturais, a cada passo, podia-se contemplar a cultura nordestina, em sua mais autentica forma: Côco, Afoxé, Maracatu, não importa o ritmo, a alegria tomou conta de participantes da festa, que como manda a tradição, é sempre abençoada pela chuva e garante o divertido banho de lama dos adébitos.que ali apresentavam.

A festa, já faz parte do calendário oficial de Eventos de Pernambuco, e eu, recomendo a todos participarem desta tão encantadora festa, lotada de muita cultura popular, fé, e alegria!

Ano que vem tem mais!!!

* Geisa Gabrielle é Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco – UPE, Coordenadora Geral da UNEGRO – Petrolina e Membro da Coordenação de Formação e Comunicação Estadual da UNEGRO – PE.