quarta-feira, 23 de abril de 2008

...Sobre a UNEGRO

Fundada em 1988, em Salvador, a UNEGRO - União de Negros pela Igualdade se consolidou como uma das mais importantes entidades do movimento negro baiano e brasileiro. A partir de 1992 ganha caráter nacional passando a ser organizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e criando núcleos de militantes em Minas Gerais e Rio grande do Sul. Atualmente estamos organizados e/ou nucleados em vinte estados (Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Brasília, Rondônia, Amapá, Ceará, Pernambuco, Amazonas, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Piauí, Sergipe e Pará). Filiada à Coordenação Nacional de Entidades Negras - CONEN, com assento no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR, órgão integrante da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Entidade que tem ação e objetivo, busca construir convencimentos institucionais, sociais, individuais e políticos para o combate ao racismo e seus nefastos desdobramentos, para isso, é necessário elencar campos prioritários, ou seja, onde se apresenta mais consistentemente a vulnerabilidade social provocada pelo peso do racismo, buscar especialidades para combatê-los com maior eficácia
Em toda sua existência a UNEGRO como entidade suprapartidária, plurireligiosa e de militância negra, participou intensamente e estabeleceu parceria com diferentes segmentos do movimento social organizado que lutam contra o racismo, por justiça e contra todas as formas de opressão manifesta contra os negros, os indígenas, as mulheres e os pobres do nosso país, além de primar pela solidariedade internacional.
A Unegro tem intensificado sua ação na busca de alternativas socias- politicas de combate ao racismo, preconceito e discriminação imposto a população negra, bem como na busca de justiça social a todos - indistintamente.
Através de ações comunitárias, articulação em Fóruns do Movimento Social e do Movimento negro e participação nos conselhos paritários - Governo e sociedade civil - formulação de política para combate ao racismo, preconceito e discriminação e promoção da igualdade social.

OBJETIVOS:

Lutar contra o racismo em todas as suas formas de expressão;
Empenhar-se na preservação e desenvolvimento da cultura negra;
Defender o livre direito de escolha da orientação sexual dos homens e mulheres negros;
Defender dos direitos culturais da população negra;
Externar solidariedade e apoio à luta dos povos africanos e povos oprimidos de todo o mundo;
Lutar pelo exercício da cidadania negra em todos os setores da vida social do país;
Defender de uma sociedade justa, fraterna, sem exploração de classe, de raça ou baseada na exploração entre os sexos.

Nesse sentido é que a UNEGRO - Vale do São Francisco nasceu no ano de 2007 com o intuito de construir e ampliar a discursão a cerca da Igualdade que entende-se ser essencial na sociedade para a existencia de um ambiente mais justo e igualitário, sem distinções de Cor, Raça / Étnia e Condição social.



Venha conhecer a UNEGRO, junte se a nós nessa luta contra o Racismo!