quarta-feira, 23 de abril de 2008

Pluralizando a Cultura

*Por Nílmann Geórgea


A cultura nacional em nosso país torna-se expostas a influencias externas como uma fascinação pelo consumismo que o mercado industrial impõe, enfraquecendo sua identidade local, suas raízes e tradições que se perdem no tempo, porém, essa ramificação pelo consumismo global, trás perspectivas de um desenvolvimento homogêneo - a exemplo a internet e a ciência, que ao passar do tempo facilitam e melhoram a vida social dos indivíduos. É preciso pensar não apenas no retorno de nossas etnias, mas praticá-las em nosso dia a dia. As identidades nacionais que o mundo global nos oferece contrapõem a nossa visão, deixamos de valorizar nossas tradições para então cultuar as culturas “alheias”; trazemos para dentro de nossas casas estilos e tendências que ultrapassam os limites de uma identidade que já não se sabe o sentido de sua existência. Entender o sentido de uma identidade local ou nacional é trazer a tona aspectos de nossa convivência, são aspectos de particularidades que estão ao nosso redor e vivenciamos todos os dias, até porque, a globalização não é um fenômeno recente, ela está profundamente enraizada em nosso cotidiano e participamos ativamente dela. Aliás, como se manifesta em você a sua cultura? Não me refiro à cultural nacional... querendo ou não fazemos parte dela (Carnaval - Semana Santa - São João - Natal...) me refiro a cultura local de cada um de nós... Essa que se manifesta em nossa cidade... na nossa rua... são os sons próprios que muitos fingem em não ouvir; é o axé, frevo, o afoxé, o maracatu... o coco! Nossa... coco é bom demais de se dançar....! rsrs! É, muitos continuam em não ouvir... – apenas escutar, em não celebrar nossa cultura “particular”, sim, é nossa! Sou baiana e atualmente moro em Pernambuco... e não seja por isso que deixei de conhecer e hoje defender a cultura pernambucana que pra mim é sensacional... sua particularidade é indescritível.... Amo a Bahia - Pernambuco... amo a cultura nordestina... sem restrições.Para que limitar-se em apenas um estilo musical? Calma... não me entenda mal... cada um tem seu gosto sim... também tenho os meus... mas, me refiro em começarmos a QUERER conhecer nossa cultura, ela está aqui ao nosso redor, a respiramos a todo momento... Lia de Itamaracá? Quem conhece???? O Coco de arco-verde? Já foi pra alguma apresentação deles aqui em Petrolina?

....Infelizmente, somente as grandes casas de shows aqui na cidade são sempre superlotadas... e os Matingueiros??????????????????



Viva ao Samba de Véio de da Ilha de Massangano!



Viva ao Maracatu Rural!



Viva a pluralidade!







*Nílmann Geórgea é Acadêmica do Curso de Pedagogia pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina e Militante ativa da UNEGRO na Cidade de Petrolina - PE.




Artigo também disponível no Blog: