segunda-feira, 28 de abril de 2008

Conferência Estadual da Juventude em Pernambuco

27/04/2008 18:23:09


O governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria Especial de Juventude e Emprego, realizou de 04 à 06 de abril de 2008, no Centro de Convenções na Cidade de Olinda/PE, a 1ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude.



Por: Geisa Gabrielle *


Essa é a etapa de Pernambuco, cujos resultados deverão ser levados à 1ª Conferência Nacional. A iniciativa fez parte de uma série de Conferências estaduais realizadas em todo o País, com o intuito de coletar propostas para serem levadas para a Conferência Nacional.

Durante a Conferência, que reuniu cerca de 1.500 jovens de diversos segmentos sociais do estado, o governador Eduardo Campos afirmou: "Quando se fala em mercado de trabalho, a juventude tem o triplo do desemprego da média das outras camadas da sociedade. Se a gente fala de violência, a juventude é maior vítima do processo. Estou muito feliz em ser o Governador mais jovem eleito na história de Pernambuco e estar fazendo a primeira Conferência da Juventude no Estado".

A Conferência da Juventude além de ter sido uma etapa de discussão importante acerca das problemáticas desse segmento, que na atualidade, segundo fontes do IBGE, configura-se como a população mais jovem de todos os tempos, o Estado deu outro importante passo. Em breve, será formulado um Plano Estadual de Políticas Públicas de Juventude, concentrando as ações governamentais a serem exercidas em apoio à camada jovem da sociedade.

A ação pioneira mereceu elogios do secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, ao afirmar, textualmente: "Estamos trabalhando por uma política de juventude que assegure os direitos dos jovens. Pernambuco está de parabéns por ser o primeiro Estado brasileiro a debater um Plano de Juventude. E o Governo Federal aposta no mesmo caminho, pois só dessa forma teremos a democracia que sonhamos".

A UNEGRO esteve presente na Conferência, discutindo, propondo e lutando por melhores condições de vida da Juventude. Nesse sentido, elegeu uma delegação significativa para participar da Conferência Nacional da Juventude, a ser realizada em Brasília, e prevista ainda para o primeiro semestre desse ano.


*Geisa Gabrielle - É membro da Coordenação de Comunicação e Formação - UNEGRO-PE e Coordenadora Geral da UNEGRO/Petrolina