quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Na internet, Obama vence McCain de goleada


Se as eleições presidenciais dos Estados Unidos acontecessem no ciberespaço, o democrata Barack Obama venceria por goleada. Tudo por causa de sua popularidade entre as gerações mais jovens e pela habilidade dos estrategistas de sua campanha em usar as novas tecnologias.


Site de McCain é 10 vezes menos visitado que o de Obama

Aos 47 anos, o candidato arrecadou na internet, para a campanha, dezenas de milhões de dólares a mais que John McCain, o adversário republicano. O próprio McCain — que, aos 72 anos, que pode ser o presidente mais velho a governar o país — admitiu não saber sequer utilizar um computador.

''A internet é parte integrante da estratégia de Obama'', afirma Michael Malbin, diretor do Instituto de Financiamento de Campanhas. ''Obama usa a internet não apenas para arrecadar fundos — mas também para convocar um exército de voluntários.''

O trunfo do candidato democrata é seu site de relacionamento on-line (mybarackobama.com), “onde as pessoas podem se reunir''. Malbin acrescenta: ''Ninguém antes dele havia integrado a internet à campanha a este ponto, é algo totalmente novo''.

Para Julie Germany, diretora do Instituto de Política, Democracia e Internet na Universidade George Washington, os assessores do candidato democrata souberam aproveitar as últimas novidades tecnológicas. ''Utilizaram a internet para reunir informações sobre as pessoas — o endereço, código postal, seus amigos e até mesmo as causas que defendem''.

O resultado é excepcional: Obama reúne mais de 1,9 milhão de partidários no site de relacionamentos Facebook, contra 550 mil de McCain. Em outra site popular de socialização, o MySpace, o candidato republicano tem 150 mil seguidores registrados, contra 650 mil do democrata.

No MySpace, os pró-Obama esmagam os pró-McCain em 45 dos 50 estados do país. McCain vence apenas no Mississippi e consegue empatar com o rival em outros quatro estados. Além disso, 91.000 simpatizantes se inscreveram nos boletins informativos sobre Obama no Twitter — um emergente site de socialização e mensagens em tempo real, ante 2.100 de McCain.

Os dois candidatos têm canais próprios no portal YouTube, onde disponibilizam vídeos. Obama também vence nesta categoria, já que seus vídeos foram assistidos 16,6 milhões de vezes, contra apenas 1,6 milhão do republicano — ou seja, dez vezes a menos. Além disso, alguns sites comunitários, como blackplanet.com (para os negros), o glee.com (para os homossexuais) e o migente.com (para os latinos), até mesmo o asianave.com (para pessoas de origem asiática), têm páginas próprias oficiais consagradas a Obama.

O pesquisador Aaron Smith, da divisão de internet do centro de análises Pew, adverte: o apoio a Obama no ciberespaço reflete de forma desproporcional a presença de jovens ''educados e conectados'' entre seus partidários. ''É lógico que seus partidários sejam mais ativos on-line, mas isto não quer dizer que todos eles votarão no dia 4 de novembro'', disse, em uma referência ao fato de o voto ser facultativo nos Estados Unidos.

''Não podemos nos esquecer que todos estes artefatos só terão utilidade se contribuírem para levar as pessoas aos locais de votação'', concordou Julie Germany.



Fonte: Site do Vermelho

.

...

.