domingo, 21 de setembro de 2008

Petrolina comemora 113 anos com festa no domingo - 21 de Setembro


Publicado em 20.09.2008, às 18h45

Por Roseane Albuquerque
Núcleo SJCC/Petrolina


Os 113 anos de emancipação política de Petrolina serão comemorados em grande
estilo neste domingo (21). Concurso de fanfarras, desfile com a participação de escolas públicas e privadas são apenas algumas das atrações do aniversário da maior cidade do sertão do estado. Cerca de 2.500 pessoas devem desfilar pela Avenida Guararapes, uma das principais artérias do centro da cidade.

"Teremos a participação de cerca de 25 escolas, algumas com carros alegóricos, dez bandas, além de clubes como os Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista, Os Fusketeiros, motociclistas, Clube do Jipe. Estimamos que todo o desfile aconteça num período de duas horas", explica uma das coordenadoras do evento, Déa Rachel. A concentração das escolas será na Praça das Algarobas e a dispersão na Avenida Souza Filho.

Desfilarão ainda na avenida dez ex-integrantes do Petrape (Pequenos Trabalhadores de Petrolina), cem crianças beneficiárias do Programa de Erradicação Infantil (PETI), duzentos judocas e servidores da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo(EPTTC). O desfile este ano terá como tema "Apologia à Cultura Pernambucana do Sertão ao Cais" e as escolas municipais vão prestar uma homenagem ao músico petrolinense Geraldo Avezedo. Após o desfile, um bolo com três metros de extensão deve ser cortado e distribuído para os expectadores do evento.

Mas a festa não acaba por aí. A partir das 13h, a cidade vai abrigar o 6o Campeonato Baiano e Sanfranciscano de Bandas e Fanfarras, que acontecerá em frente ao prédio da prefeitura municipal. Ao todo, serão 27 grupos disputando uma premiação em troféus.

SAIBA MAIS- Situada às margens do Rio São Francisco, a cerca de 730 quilômetros da capital do estado, Petrolina hoje é conhecida internacionalmente como um dos maiores pólos da fruticultura irrigada. Mas no início, pelos idos de 1840, era apenas a 'Passagem do Juazeiro'.

A cidade hoje conta com mais de 250 mil habitantes. Abriga duas universidades (Federal do Vale do São Francisco e a de Pernambuco) além da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (FACAPE), e a UPE - Universidade de Pernambuco / Campus Petrolina , o que direciona a cidade para se transformar, também, em um pólo educacional. O Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho recebe uma vez por semana um avião cargueiro, que leva toneladas de frutas produzidas na região para o mercado europeu. A padroeira é Nossa Senhora Rainha dos Anjos.


Fonte: Jornal do Comércio


.