terça-feira, 23 de setembro de 2008

Brasil e Senegal


Ministros da Cultura dos dois países reúnem-se para tratar do 'Festival Mundial das Artes Negras'




O ministro da Cultura brasileiro, Juca Ferreira, reuniu-se na manhã desta terça-feira, 23 de setembro, com o ministro da Cultura senegalês, Mame Birame Diouf, para tratar do III Festival Mundial das Artes Negras (Fesman).
O evento será realizado de 1° a 21 de dezembro de 2009, em Dacar, no Senegal, tendo como tema o Renascimento Africano e o Brasil como país convidado de honra.
O encontro entre os dois ministros aconteceu na sede do Ministério da Cultura, em Brasília, e contou com a participação do presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulú Araújo, de representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Delegação do Senegal.
Durante a reunião, o ministro Juca Ferreira outro padrão de relação com os países da África.”
Zulú Araújo assegurou aos senegaleses que ao mudar os ministros da Cultura do Brasil, não foi mudada a política de apoio à África, já elaborada pelo ex-ministro Gilberto Gil. Ele divulgou que será criado um comitê interministerial para tratar do evento. “O Brasil tem consciência da importância do continente africano no Brasil e por isso a Palmares irá disponibilizar recursos no orçamento de 2009 para os trabalhos iniciais do Fesman.”
A responsabilidade pela condução da participação brasileira no III Fesman não será exclusividade do MinC, mas será compartilhada com outros órgãos do Governo Federal, a serem convidados para integrar esse processo, especialmente os Ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Turismo (MTur) e do Desenvolvimente, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. Serão criados um Comitê Nacional, um Comitê do Ministério da Cultura, um Comitê Interministerial e uma Coordenação Executiva.
Fesman
O Festival Mundial das Artes Negras é a maior reunião das artes e da cultura negra do mundo. Foi idealizado pelo ex-presidente do Senegal, Léopold Sédar Senghor, na Década de 1960, com o tema Significação da Arte Negra pelo Povo e para o Povo. O segundo encontro ocorreu na Nigéria, em 1977, com o tema Civilização Negra e Educação.
Nessa terceira edição, o Fesman irá homenagear o Brasil e dará enfoque na união das políticas nacionais e na integração com as culturas dos países da Diáspora (nações que receberam escravos negros, como os Estados Unidos da América, o Brasil e países do Caribe e da Europa). A homenagem se deve principalmente ao fato de o Brasil abrigar a segunda maior população negra mundial depois da África.
A inovação do evento do próximo ano é o alcance que o Festival terá com a participação de mais de 80 países e a descentralização das atividades. Quatro redes de satélite vão percorrer o mundo inteiro mostrando toda a programação, que será transmitida em cinco idiomas: inglês, francês, espanhol, português e árabe.
Alioune Badara Beye, coordenador do Comitê Internacional de Orientação do III Fesman e membro da Delegação do Senegal, propôs que a participação do Brasil também seja marcada pela presença do Carnaval, para abrir e encerrar as festividades, e por uma partida de Futebol a ser promovida entre a Seleção Brasileira e uma seleção formada por atletas de países da África.



(Texto: Narla Aguiar)
(Fotos: Marcelo Lucena)
(Comunicação Social/MinC)

Publicado por
Comunicação Social/MinC


.