segunda-feira, 4 de maio de 2009

II Congresso de Pesquisador@s Negr@s da Bahia



Inscrições Abertas




O II Congresso de Pesquisador@s Negr@s da Bahia, a ser realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana, de 24 a 26 de setembro de 2009, será espaço para debates, em perspectiva multidisciplinar, sobre o tema: Outros Caminhos das Culturas Afro-Brasileiras: Confluências, Diálogos e Divergências. A partir deste tema, almeja investir na visibilização de pesquisas sobre temas ligados às populações negras e suas culturas por meio de estímulos à produção e divulgação de novos estudos cuja temática sejam as diversas experiências das populações negras nas várias regiões do estado. Ressalta ainda a necessidade urgente de as pesquisas e estudos das culturas negras na Bahia enfatizarem as trajetórias históricoculturais nas várias regiões do estado e, deste modo, tem como uma das metas principais incentivar a emergência de novos temas e perspectivas de abordagens sobre questões atinentes às populações negras em geral e na Bahia em particular.
A escolha da temática para orientar os debates e proposições do II Congresso de Pesquisador@s Negr@s da Bahia leva em consideração que a população e a cultura afro-baiana encontram-se em todas as regiões de nosso estado e apresentam facetas diferenciadas ainda pouco estudadas. Comungando com esta posição, os pesquisador@s negr@s baian@s, de diferentes áreas de conhecimentos, de diversas regiões da Bahia participam de um importante movimento com vistas a dar visibilidade e intercambiar os resultados de suas pesquisas, bem como garantir a ampliação de espaços para debate de suas investigações, propostas e reivindicações que possam contribuir para alterar a realidade sócio-política brasileira
FUNCIONAMENTO
GRUPOS TEMÁTICOS: Os grupos temáticos têm por objetivo organizar as comunicações de modo a privilegiar a interdisciplinariedade, com foco principal em questões relacionadas às culturas negras nas diversas regiões da Bahia.

GT 01 – Poder, Gênero e Raça: desafios e representações

  • Coord. Cloves Oliveira, Marcos Souza e Claúdia Pacheco
Este GT busca reunir trabalhos que tratem de “Poder, gênero e raça”, seja como estudos focados em cada um desses temas, ou que desenvolvam uma articulação entre os mesmos. O objetivo é criar um espaço de reflexão considerando as dimensões teóricas, analíticas ou empíricas dessas questões. O GT acolherá trabalhos que reflitam sobre as relações de gênero, o discurso feminista, raça e etnicidade, classes sociais, questões geracionais e regionais, e suas influências na configuração dos padrões de participação dos sujeitos na sociedade (no mercado de trabalho, político-eleitoral, escola, família, grupos religiosos), das desigualdades, das representações sociais e das políticas públicas. Serão bem-vindos trabalhos que problematizem as disputas e os conflitos em torno de classificações sociais na Bahia e/ou no Brasil, bem como aqueles que investigam as influências das variáveis gênero e raça, na definição dos princípios e dos direcionamentos na implantação de políticas públicas no Brasil.

GT 02 - Desenvolvimento local e arranjos socioeconômicos

  • Coord. Nilo Rosa, Luis Tomás e Romilson Souza
Este grupo tem por objetivo discutir o desenvolvimento econômico nas regiões do Estado, levando em consideração os reflexos deste desenvolvimento no cotidiano das populações afrobrasileiras destas regiões. E ainda, refletir sobre as políticas públicas que possam facilitar ou dificultar os arranjos sociais deste segmento e analisar as estratégias usadas pela educação para influenciar o desenvolvimento econômico deste segmento e ainda discutir como as culturas do grupo propiciam determinados arranjos sociais.

GT 03 - Relações etnicorraciais e ações afirmativas

  • Coord. Durvalina Santos e Rosangela Souza
Este GT contemplará os estudos sobre diversidade cultural, educação e relações etnicorraciais no Brasil. Contemplará ainda os estudos sobre políticas públicas e ações afirmativas, seus programas em universidades públicas e privadas, as relações com a formação de professores e com os funcionários das instituições públicas. Abarcando assim, as relações entre a educação e poder.

GT 04 - Culturas, africanidades e etnia

  • Coord. Florentina Silva Souza, Marluce Macedo e Walter Altino
Este GT privilegiará trabalhos que invistam em discussões a respeito dos modos como as tradições de matrizes africanas (religiosas, estéticas, musicais, corporais, entre outras), e as configurações das relações étnico-raciais são representadas e/ou tematizadas em expressões culturais afrobrasileiras, com especial atenção para as apropriações e reelaborações realizadas por artistas, produtores culturais e intelectuais interessados nos modos como tem sido pensada a temática da afrodescendência nas várias regiões da Bahia. Considerando os objetivos do evento, as propostas de trabalho deverão ter caráter interdisciplinar, abarcar relações entre as várias áreas do saber e, quando possível, enfocar os desdobramentos do tema no campo das políticas públicas.

GT 05 – Organizações e tecnologia

  • Coord. Jair Nascimento e Célia Oliveira
O atual contexto organizacional, pressionado também por questões tecnológicas de toda ordem, impõe uma agenda de pesquisa ampla e urgente. Ademais, a última grande crise econômica (a partir de outubro de 2008) colocou na ordem do dia os dilemas vivenciados pelas organizações científicas envolvendo os assuntos pertinentes à organização, no sentido público, privado ou não-governamental: às políticas públicas; ao meio ambiente; à transparência na gestão pública; planejamento tributário; auditoria; controle interno; finanças empresariais e outras pesquisas que se referem ao campo das tecnologias gerenciais ou de manufaturas.

GT 06 - Saúde da População Negra e Políticas de Saúde: Confluências, Diálogos e Divergências

  • Coord. Edna Maria de Araújo e Andréia Beatris Silva dos Santos
Os estudos relativos à saúde da população da Bahia têm demonstrado diferenças nas prevalências entre grupos raciais. Grande parte das doenças e agravos que afetam a população negra são as mesmas de toda população, entretanto, as populações negras apresentam um perfil mais crítico de saúde como conseqüência de contextos históricos e culturais diferentes. As desigualdades às quais negras e negros estão submetidos tem o racismo como eixo estruturante. Mais especificamente no campo da saúde este determinante tem submetido a população negra às piores condições quando se trata do completo bem estar físico, emocional e social, como proposto pela Organização Mundial de Saúde. Diante deste quadro ,o presente GT abrigará trabalhos que apresentem reflexões sobre saúde da população negra no que tange às políticas públicas, direitos, Sistema Único de Saúde(SUS), violência e racismo institucional.


GT 07 - Performances artísticas afro-brasileiras e seus desafios

  • Coord. Guacira Cavalcante e Hebert Correia
Este GT se propõe a discutir performances artísticas e assim abrir espaços para a reflexão extra-acadêmica, estimular formas de intervenção híbridas e alternativas de problematização das questões que compõem a temática do CBPN. O tipo de atividade apresentada pode consistir em cenas teatrais, atuações musicais, recitais de contos e poemas, exibições de vídeos, fotos, exemplares de artesanatos populares, etc. No entanto, todos deverão, ao final da apresentação – que deverá ser um resumo da expressão artística - comentar a própria Performance e dialogar com o público presente. O tempo destinado à performance será de 10 minutos e o comentário e o debate terão a duração de 5 minutos.
  • Inscrições
As inscrições estarão abertas do dia 30 de março ao dia 15 de junho. Taxas
CATEGORIAS
VALOR
Professores/Pesquisadores
100,00
Educadores do ensino básico
30,00
Alunos de Pós-graduação
50,00
Alunos de Graduação
30,00
Profissionais de saúde, Engenheiros, Advogados, Administradores e outros profissionais
100,00
Militantes dos movimentos negros e de outros movimentos sociais
30,00



Programação Geral


  • 24/09 – Quinta-feira
  • 18:30 – Abertura
  • 19:00 – Conferência de Abertura

  • 25/09 – Sexta-feira
  • 8:00 às 12:00 – Credenciamento
  • 09h às 12h – GTs
  • 12h às 14h – Almoço
  • 14h às 16h – Minicurso
  • 16h às 19h – GTs
  • 20h – Programação Cultural

  • 26/09 – Sábado
  • 08h às 10h – Minicurso
  • 10h às 12h – GTs
  • 12h às 13h – Almoço
  • 13h às 15h – Assembléia Geral
  • 15:30h às 17:30h – Sessão de Encerramento
Fonte: Lista de discussão do ENJUNEPE
.
..
...
..
.