quarta-feira, 16 de julho de 2008

I Seminário Estadual de Jovens Pelo Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

O Coletivo Mulher Vida promoveu nos dias 7,8 3 9 de junho o I Seminário Estadual de Jovens Pelo Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em Maria Farinha,Paulista – PE, envolveu jovens de aproximadamente 75 municípios de Pernambuco, em que a UNEGRO - União de Negros pela Iguadade / Coordenação Petrolina esteve no evento, discutindo / propondo novos olhares acerca dessa problemática tão gritante na nossa sociedade.

Violência sexual é todo abuso de poder no qual a criança e ou adolescente é usado para gratificação sexual de um adulto ou adolescente mais velho, sendo induzida/o ou forçada/o a práticas sexuais, com ou sem violência física.

Pode acontecer entre membros de uma família (intrafamiliar), mas é uma conduta proibida de forma expressa pelos costumes sociais, o tabu do incesto e as leis; e também quando o abuso é cometido por pessoas fora do relacionamento familiar (extrafamiliar), podendo ser conhecidos ou desconhecidos, muitas vezes, colocando a culpa na vitima pela “sedução”.

A violência sexual divide-se em:

Abuso sexual -> a criança ou adolescente é usado gratificação sexual de outra pessoa adulta, nenhuma das partes envolvidas almeja lucros financeiros e ou materiais.

Exploração sexual -> é a inserção de crianças e adolescentes no mercado do sexo, diferenciando-se entre prostituição, turismo sexual, pornografia e tráfico. E apesar de acontecer fora do ambiente doméstico, em muitos casos, é estimulada ou omitida por pais, mães e responsáveis.

A violência sexual pode perdurar durante anos e, dificilmente, é interrompida sem a interferência de atores externos à família. Crianças e adolescentes, vítimas de abuso sexual, têm grande vulnerabilidade a serem vitimas de exploração sexual, sobretudo em famílias de baixa renda, o que também causa grande trauma às suas vitimas, influenciando seu desenvolvimento como um todo; estima-se que cerca de 11% dos casos de abuso sexual sejam com crianças com menos de um ano de idade.

É válido lembrar que 90% daqueles que cometem violência sexual não são doentes mentais (pedófilos); são pessoas comuns, mas precisam de apoio psicológico porque desenvolveram um comportamento condicionado, mas têm total clareza de seus atos.

É preciso coragem para buscar apoio de outras pessoas e instituições, para lidar com situações de violência sexual e toda a sociedade tem o papel de defesa e de proteção de crianças e adolescentes. Contudo, alguns espaços sociais são prioritários nessa função, me refiro à família, à comunidade, às escolas, às unidades de saúde e às organizações.

Porém, é comum as instituições e a população terem medo ou resistência de realizar a denúncia. Mesmo podendo recorrer e denúncia anônima, existe uma estimativa que, no Brasil, apenas 5% dos casos de violência contra crianças e adolescentes são denunciados.
A violência sexual de crianças e adolescentes é um ato de covardia e precisa ser combatida. Os Conselhos Tutelares e a Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente estão prontos para receber as denúncias e tomar as providências necessárias para combater este tipo de violência.


Maiores informações de Sites de Pesquisa e/ou Denúncia:


COLETIVO MULHER VIDA
site: www.coletivomulhervida.org.br

DISQUE DENÚNCIA

147 0800 281-0161

CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PERNAMBUCO
e-mail: cedca2@hotmail.com, gorettimartins@wol.com.br

Comitê Nacional de Vítimas da Violência
http://www.convive.org.br/

Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude
http://www.abmp.org.br/

Campanha Nacional de Combate à Pedofilia na Internet
http://www.censura.com.br/


Fonte: Prevenção à violência doméstica contra crianças e adolescentes.